5 de janeiro de 2025

O Relógio das Almas

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

O Relógio das Almas

Espírito Eluades

Mensagem contida no livro Transcendendo as Estrelas

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Existem máximas na Terra sobre o tempo. Há quem diga que o tempo nada mais é que mera convenção dos homens, que o transcorrer das horas, minutos e segundos são assim, pois se convencionou desta maneira. Isto se atende às máximas que buscam traduzir o tempo terreno. Todavia, quando os homens procuram traçar paralelos entre o que se passa na Terra em comparativo à espiritualidade, diz-se que o tempo da pátria espiritual difere da terrena. Significando isto que o tempo transcorre de maneira diferente no plano espiritual. Existem máximas.

Caso o tempo do plano espiritual seja realmente diferente do transcorrido na Terra, passaria mais rápido ou mais lento? Poderia depender da situação? E que evento determinaria a velocidade de tal ou qual situação? São muitas variáveis. Quem controlaria tudo isso?

Na Terra também se fala da percepção do homem diante do tempo, significando dizer que tal percepção pode fazê-lo passar mais rápido ou se arrastar. Seria isto uma verdade? Poderia o mesmo período de tempo passar mais rápido para alguém e mais lento para outro? Se mesmo os encarnados, encarcerados nos veículos primários da carne, conseguem alcançar tal abstração, o que se pode dizer dos espíritos livres da matéria na pátria espiritual?

Existe o relógio das almas, como assim nomeio apenas para fins de entendimento.

O tempo é uma miragem, uma filosofia, uma convenção, um brevíssimo momento ou a eternidade. Enquanto encarnado, o espírito necessita dessa convenção para organizar tarefas e, principalmente, marcar a deterioração orgânica e as eras que se sucedem.

No plano espiritual, livres de amarras materiais, os espíritos apenas percebem o tempo de acordo com suas atividades, necessidades evolutivas e exercício livre de suas vontades. O tempo é de cada um. O relógio é de cada alma.

É importante saber como as coisas funcionam desde já, pois o tempo jamais cessa…