22 de maio de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 35

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“Desconfiai dos falsos profetas. Esta recomendação é útil em todos os tempos, mas sobretudo nos momentos de transição em que, como neste, se elabora uma transformação da Humanidade, porque então uma multidão de ambiciosos e de intrigantes se coloca como reformadores e como messias”.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XXI

Caracteres do Verdadeiro Profeta

Trecho do item 9

Erasto, Paris, 1862

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Como bem diz o texto acima, tal recomendação é sempre útil. Mas gostaríamos de atualizá-la apenas um pouco, retirando a expressão “profeta” e a substituindo por “indivíduo”. Ficando, pois, caracteres do verdadeiro indivíduo.

Um verdadeiro indivíduo não pode temer a verdade, pois que não tem nada a esconder.

Um verdadeiro indivíduo é aquele que trabalha honestamente e reverte o suor de sua labuta em benefício daqueles que o cercam e, muitas vezes, até mesmo de outros desconhecidos dos vínculos consanguíneos.

Falamos, portanto, não de religiosos ou de pregadores de tal ou qual religião, falamos do homem comum, de todo homem, de qualquer ser que esteja ligado ao orbe terreno. Este é o verdadeiro profeta, não no sentido daquele que espalha profecias sobre a humanidade, mas de si mesmo, no sentido de ter o poder de decidir seu próprio futuro, através das ações do presente.

Hoje, isto é o que importa. Não precisamos   repetir incessantemente para se ter cuidado com os exploradores da fé alheia, aqueles cujo móvel é apenas financeiro; isto já é amplamente divulgado. Mas viemos para lembrar-vos de vossa capacidade de mudar vossos destinos, de fazer melhor e evoluir. E cada indivíduo é um profeta de si mesmo.

Um verdadeiro indivíduo faz porque sente o desejo em seu coração e é impulsionando por boas resoluções internas, nada esperando além da satisfação de ter cumprido a vontade do Pai.

Um verdadeiro indivíduo é feliz onde esteja e com quem esteja, pois que sabe que sempre está com o Pai, seja em qual situação for. E isso já lhe basta.

Todos podem ser verdadeiros para com seus semelhantes, mas antes é preciso ser verdadeiro consigo mesmo e com o Pai, que sabe o que se passa no interior de cada criatura.