24 de maio de 2025

Joanna e a Atualidade: Mensagem 36

Por O Redator Espírita
Avatar de O Redator Espírita

“A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos; é a irmã da caridade, que vos conduz até Deus. Ah! Deixai o vosso coração se enternecer diante das misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes; vossas lágrimas são um bálsamo que lhes aplicais sobre as feridas, e quando, por uma doce simpatia, vindes a lhes restituir a esperança e a resignação, que encanto experimentais”!

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XIII

A Piedade

Trecho do item 17

Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Por mais absurdo que possa parecer, muitos indivíduos não sabem efetivamente o que significa ser piedoso. Amargando o escudo defensivo de desculpas sociais, utilizam-se de pseudopiedade nas oportunidades em que atuam junto aos mais necessitados, sem a verdadeira caridade nos corações, pois apenas o interesse tem espaço.

Isso porque não há piedade, há apenas orgulho. Ser piedoso é sentir a dor do próximo como fosse sua e agir na tentativa de ampará-lo, restituindo-lhe a alegria. Ser piedoso é estender a mão para ajudar, mesmo que os olhares críticos tentem intimidar e julgar.

Atualmente não há esse sentimento nobre espalhado nas sociedades humanas, apenas resquícios de sua presença são notados de forma esparsa em pontos isolados uns dos outros.

No entanto, é preciso voltar a sentir a vibração de amor pelo próximo dentro de si mesmo, impelindo à ação justa e caridosa sem qualquer interesse oculto, apenas movido pela vontade sincera de praticar o bem e proporcionar um pouco de paz e alegria do Senhor.

Ser piedoso é encarar a vida de forma honesta e sem receios, atuando nas adversidades próprias e de seus irmãos, ciente de que Deus é maior que as ilusões passageiras. Afinal, sendo um filho Dele, sempre é possível ajudar e amparar, mesmo que os problemas pareçam insolúveis.

O homem piedoso sente o ímpeto em fazer o bem onde quer que esteja e com quem esteja. Porém, é importante que não permita que as intimidações e julgamentos alheios possam atrapalhar e nublar seus propósitos.

Neste momento do planeta, é importante ser piedoso, pois que a capacidade de sentir a emoção alheia é característica importantíssima para a manutenção do homem no orbe regenerado.