Joanna e a Atualidade: Mensagem 50
“Os falsos profetas não estão somente entre os encarnados; estão também, e em maior número, entre os espíritos orgulhosos que, sob falsa aparência de amor e de caridade, semeiam a desunião e retardam a obra de emancipação da humanidade, lançando de permeio seus sistemas absurdos que fazem os médiuns aceitarem; e para melhor fascinar aqueles que querem enganar, para dar mais peso às suas teorias, se ornam, sem escrúpulo, de nomes que os homens não pronunciam senão com respeito”.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Cap. XXI
Os Falsos Profetas da Erraticidade
Trecho do item 10
Mensagem contida no livro Joanna e a Atualidade Através do Espiritismo
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
Esta passagem deveria nortear todos aqueles que desejam caminhar através do Espiritismo, sendo ou não médiuns em trabalho.
Quando alguém desencarna, leva consigo seus méritos e defeitos, forças e fraquezas. Isso significa que, se na matéria apresenta inclinações para desvios de conduta, assim também será na espiritualidade. Caso o indivíduo em questão queira ajuda, poderá ser amparado em alguma cidade espiritual; por ouro lado, se não desejar auxílio, tenderá a residir em vales tenebrosos, onde poderá, inclusive, alistar-se em organizações destinadas aos princípios da imoralidade e ilegalidade. E, desta maneira, passará a atuar junto aos encarnados, conforme os interesses tortos de seus recrutadores.
Ligados ao planeta Terra há mais espíritos com intenções imorais que o oposto. Portanto, quando qualquer espírito se apresenta, é indispensável utilizar-se de prudência em excesso, fazendo sempre todos os questionamentos que a razão nos obriga. Caso o espírito em questão seja realmente do bem, não se importará com as perguntas, respondendo a todas com respeito e atenção, sem jamais perder a paciência ou demonstrar autoritarismo.
Contudo, o mais importante a ser dito neste caso é sobre a mensagem trazida. Um espírito mistificador, ou seja, que age na tentativa de ludibriar os encarnados, pode ser hábil com as palavras e passar despercebido respondendo as perguntas formuladas com extrema paciência e intelecto, porém, não poderá levar mensagens de amor, caridade e auxílio, visto que seria a negação de seus interesses de momento.
Um espírito mistificador pode até mesmo disfarçar suas intenções em narrativas de amor, mas a observância de toda a mensagem certamente revelará seus reais interesses. Portanto, prudência, atenção e, acima de tudo, análise criteriosa das mensagens recebidas.