Avatar de O Redator Espírita

Promessas

Espírito Ermance Dufaux

Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima

Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br

Certamente você já ouviu alguém dizer, ou já leu em algum lugar, que não se deve prometer nada que não se pode cumprir. Isso está correto, não há dúvida. No entanto, sabe mesmo o motivo de isso ser verdade?

Toda vez que dizemos algo, isso gera um registro no universo. Isso mesmo. Nada que sai de nós, em palavras ou pensamentos, é jogado ao vento sem sentido ou destino. Tudo é devidamente registrado e arquivado. São documentos cósmicos, se assim preferir entender.

Imagine uma empresa. Agora imagine uma reunião de diretoria nesta empresa, da qual você faça parte. Existe uma ata, e tal ata é um documento, no qual constarão todas as assinaturas dos presentes, incluindo a sua, que endossarão todo o seu conteúdo.

Se nesta reunião você garantir que, em determinado período de tempo, aumentará a produtividade em determinado percentual, isto será uma promessa. Você pode fornecer inúmeros argumentos para justificar a viabilidade de tal promessa, mas não pode, efetivamente, no momento da reunião, garantir que entregará os números que prometeu. E caso não entregue, haverá um documento provando que houve tal promessa.

Entenda que no universo existe mecanismo similar, não tão rudimentar, evidentemente. Porém, há registros. Há documentos. E cobranças.

E não cobranças no sentindo de fazer você ser punido apenas pela simples punição. Isso seria injusto. Nada no universo é punitivo apenas por ser. No entanto, a cobrança não deixa de ser rigorosa, mas com justiça. E essa justiça vem do propósito.

O propósito de te cobrar não é para te punir, mas sim, para ensinar, e o ensinamento é que não se deve menosprezar palavras ou pensamentos. E, por isso, não se deve contar mentiras ou ser desonesto. Logo, não se deve, mesmo com boas intenções, prometer algo que não possa cumprir, porque a cobrança será em você mesmo.

Nosso caminho é o Pai. E Ele é justo, fiel e honesto. Para alcançarmos a comunhão com Ele, precisamos nos esforçar em assim ser também.

Mas entenda que tudo o que pensar e disser que não for verdade voltará para você como cobrança, de alguma forma. E, neste momento, o homem tem a tendência de criticar Deus, alegando injustiça.

Mas tente se lembrar deste texto daqui por diante.  

Saiba que se for honesto com todos, o universo procederá da mesma forma com você.