Vaidade
Vaidade
Espírito Ermance Dufaux
Mensagem contida no livro Luzes do Amanhecer – Mensagens para Renovação Íntima
Disponível gratuitamente no site mediumfabiobento.com.br
A vaidade é um vício. Isso todos já sabem. No entanto, permanecem viciados. E qual seria a razão para isso? Por que um viciado consciente permanece no vício?
Você pode perguntar se realmente todos sabem que a vaidade é um vício. Respondo que isso já foi dito desde a antiguidade, quando a vaidade foi nomeada como pecado capital. A vaidade é condenada por todas as religiões. Se todos esses séculos de indícios e inúmeras situações de condenação à vaidade não foram suficientes para que ela seja encarada como vício, poderia dizer que aquele que não a considera assim pode também sofrer de interpretação seletiva, ou seja, somente entende o que lhe convém. E se não enxerga a vaidade como vício, é porque tem interesse em enxergá-la de forma saudável.
É evidente que falamos aqui não da vaidade que estimula a autoestima, quando a pessoa está tão depressiva que mesmo adornos vazios podem surtir efeito benéfico.
Não falamos aqui da vaidade que gera uma indústria, a da moda, em que profissionais trabalham no ramo da beleza, da estética e, portanto, precisam cuidar de sua aparência. Porém, aqui faço um parêntese: é preciso reserva com uma indústria que estimula a vaidade. E vive disso.
Mas, tratamos neste texto da vaidade física, sem propósito. A pessoa se olha no espelho e jamais está satisfeita com o que vê. Procura sempre roupas novas, adornos novos. Seu corpo jamais irá lhe proporcionar completo bem-estar.
Aquele que assim se identifica está preso à matéria. Está ligado à carne de forma tão forte que desfazer tal vínculo pode durar várias encarnações. Mas, você pode começar agora ou continuar o trabalho já iniciado.
Pergunte a si mesmo se o que tem a oferecer é somente uma imagem bonita. Será que é isso que tenho a oferecer? Somente isso? Será que não possuo outras belezas para contribuir com a coletividade e comigo mesmo? Será que não tenha nada mais para demonstrar, além de beleza física?
Será que a beleza física atrairá pessoas desinteressadas a meu redor? Ou apenas pessoas viciadas e contaminadas pela matéria?
Pessoas contaminadas pela matéria são interesseiras. E são elas que são atraídas quando você apenas contribui na coletividade com beleza física.
Veja o círculo energético que se forma a seu redor. De encarnados e desencarnados. Pense sobre isso. É possível mudar.